
A OpenAI está a implementar uma nova atualização para a versão móvel do seu chatbot que promete dar aos utilizadores um controlo muito mais granular sobre a forma como a inteligência artificial processa os pedidos. A novidade foca-se na capacidade de selecionar o tempo de "pensamento" do modelo, coloquialmente referido como o "sumo" (juice) da IA.
Mais "sumo" para as respostas complexas
Até ao momento, se ativasse a funcionalidade de "Pensamento" no ChatGPT para Android, a aplicação encaminhava os seus pedidos através do modo de pensamento "Standard". Este modo utiliza menos recursos computacionais e, consequentemente, não consegue manter um raciocínio prolongado sobre o tema.
Com esta atualização, a experiência móvel aproxima-se da versão desktop, permitindo alternar entre o "Pensamento Standard" e o "Pensamento Estendido" (Extended Thinking). Esta segunda opção oferece mais capacidade de processamento, o que significa que o modelo dedica mais tempo a analisar a questão antes de responder. O resultado prático é a obtenção de respostas de maior qualidade, especialmente quando o utilizador está a trabalhar em consultas complexas que exigem um raciocínio mais profundo.
É importante notar que este seletor de capacidade apenas surge para os utilizadores que pagam pela subscrição ChatGPT Plus. As subscrições "Go" não permitem selecionar a capacidade de pensamento.
Formatação inteligente chega ao desktop
Além das novidades móveis, a OpenAI está também a introduzir melhorias na versão para computador. A empresa lançou os chamados "blocos de formatação", que ajustam o layout da interface do utilizador para corresponder à tarefa que a IA deve executar.
Anteriormente, se pedisse à IA para escrever um email, o conteúdo seria apresentado da mesma forma que uma resposta típica de conversação. Embora isso não tornasse a ferramenta pior do que outros grandes modelos de linguagem (LLM), a OpenAI reconheceu que não era a melhor experiência de utilização e decidiu corrigir isso com uma funcionalidade que adapta automaticamente a interface.
Esta nova "caixa de formatação" funciona basicamente como uma mini barra de ferramentas de edição que surge quando o utilizador destaca texto dentro das novas áreas de texto rico do ChatGPT (como em rascunhos de emails ou textos). Todas estas funcionalidades estão a ser disponibilizadas gradualmente aos utilizadores.










Nenhum comentário
Seja o primeiro!