Elon Musk é bem conhecido pelo seu desenvolvimento de novas tecnologias no mercado, e a sua mais recente aposta aparenta estar na Neuralink, uma nova tecnologia para controlo de dispositivos por pensamento.
Esta tecnologia foi recentemente apresentada por Musk, e permite que os utilizadores controlem determinados dispositivos utilizando apenas o poder da mente. Para tal, é necessário colocar implantes dentro do cérebro que poderão depois ser ligados a um computador ou sistema central de controlo.
Ou seja, a ideia de Elon Musk passa por implementar um conjunto de sensores dentro do cabeça dos utilizadores, permitindo que estes realizem o mais variado fim de tarefas utilizando apenas o pensamento. Esta tecnologia iria beneficiar sobretudo utilizadores com algum género de paralisia ou problemas físicos de movimentação.
Os implantes cerebrais não são algo novo no mercado, mas a tecnologia existente não permite que os mesmos sejam utilizados em larga escala e com diferentes dispositivos do dia a dia dos utilizadores – que será algo que a Neuralink pretende alterar.
Este sistema também é consideravelmente mais simples de implementar que os métodos atualmente disponíveis. Utilizando um robô e lasers, são criados pequenos orifícios de 2mm para a inserção dos sensores no cérebro dos utilizadores, ficando praticamente invisíveis a olho nu.
A ligação é feita depois com o exterior por intermédio de um dispositivo Bluetooth. Os primeiros testes em humanos encontra-se previsto para o próximo ano.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!