O Youtube encontra-se, alegadamente, a pesquisar formas de integrar publicidade nos conteúdos disponibilizados aos menores da plataforma – nomeadamente através do Youtube Kids.
Atualmente, o Youtube Kids permite que menores de idade tenham acesso a conteúdo destinado aos mesmos, sem qualquer género de publicidade nos vídeos. No entanto, rumores apontam que a plataforma pode estar a trabalhar em formas de integrar este conteúdo publicitário junto dos vídeos fornecidos a este publico.
A medida surge numa altura muito pouco favorável para a plataforma, que foi recentemente acusada de violar várias leis associadas com a proteção da privacidade de menores. Apesar de os planos ainda não serem oficiais, fontes internas da empresa apontam que os estudos para integração da publicidade já começaram.
A publicidade apresentada nestes vídeos, no entanto, não será direccionada aos utilizadores. Uma vez que a plataforma é dedicada a menores, a publicidade que viria a ser integrada não será apresentada com base nos interesses destes utilizadores nem seria realizada uma recolha direta de informações sobre os mesmos. Invés disso, a publicidades iria ser baseada no conteúdo que estaria a ser visto no momento e na relevância do mesmo.
A medida pode não agradar a certas entidades de defesa da privacidade e de defesa dos direitos de menores, as quais podem alegar que a plataforma iria aproveitar este sistema para apresentar publicidade. Resta também saber como o Youtube iria determinar os conteúdos publicitários destinados a menores e aprovar os mesmos.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!