A Wikipédia é uma das maiores enciclopédias online, mas durante os últimos três dias a plataforma revelou ter vindo a ser atacada em larga escala com ataques DDoS, que causaram a interrupção do acesso à mesma durante várias horas.
No início da sexta feira a plataforma começou a apresentar algumas falhas de acesso, sendo que em algumas partes do mundo o portal esteve totalmente inacessível durante várias horas. No sábado, a Wikimedia Foundation confirmou que a plataforma estava a ser alvo de um forte ataque DDoS que tinha vindo a afetar a estabilidade dos acessos, e que os técnicos do portal estavam a trabalhar para restaurar o aceso na normalidade.
No entanto, apesar disso, o site ainda tem vindo a verificar uma indisponibilidade praticamente a nível mundial, com impacto sobretudo na Europa e EUA. Até ao momento ainda não foi revelado quem estará por detrás destes ataques, no entanto um perfil do Twitter sobre o nickname de @UKDrillas revelou estar na origem dos mesmos.
Numa das mensagens partilhadas no seu perfil, @UKDrillas revelou que estaria a utilizar uma botnet com vários dispositivos da Internet das Coisas para realizar o ataque. Isto será algo que temos vindo a verificar de forma mais recorrente, com cada vez mais sites a serem fustigados com elevados ataques que tiram proveito de falhas em equipamentos da Internet das Coisas.
Até ao momento a Wikipédia ainda se encontra a sofrer falhas a nível mundial, sem previsão de quando irá retornar a normalidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!