1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Facebook localização

 

Depois de todas as polémicas pelas quais o Facebook tem passado ao longo dos últimos tempos, cada vez mais utilizadores da plataforma deixam a sua desconfiança na mesma. Portanto, uma das medidas para prevenir a recolha de dados pessoais por parte das aplicações desta plataforma encontra-se na limitação do acesso às permissões de localização.

 

As últimas versões do iOS 13 e Android 10 também possuem mudanças na forma como será possível realizar a recolha da localização em segundo plano, ao ponto que esta medida pode limitar consideravelmente a recolha de dados sem o controlo dos utilizadores. Sem dúvida que estas funcionalidades permitem garantir mais privacidade e segurança para os utilizadores finais, mas entidades como o Facebook – que utilizavam a localização para os mais variados fins – deixam agora de ter essa possibilidade de recolher dados adicionais.

 

Nos últimos dias o Facebook tem vindo a demonstrar-se preocupado sobre a falta de capacidade de recolha da localização nas suas apps, sobre estes sistemas, ao ponto que tem também vindo a utilizar o seu blog oficial para partilhar informações sobre como a recolha da localização é importante para o funcionamento de certas características da rede social e como beneficia os utilizadores finais.

 

De relembrar que o Android 10 conta com mudanças nas permissões de recolha de dados de localização, que agora passam a necessitar de ser permitidos especificamente para cada app – por padrão encontra-se desativado – e é possível controlar a recolha para ser feita apenas enquanto a app estiver a ser utilizada. No iOS 13 o processo será similar, com a função “permitir apenas uma vez” a recolha da localização.

 

Ainda assim, o Facebook garante que ainda conseguira recolher algumas informações sobre a localização dos utilizadores, como é o caso através da verificação do IP das suas ligações ou da rede móvel. Ainda assim, a localização exata fica muito mais complicada de ser recolhida sem estas permissões.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech