1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Facebook localização

 

As novas versões do iOS 13 e do Android 10 irão contar com várias funcionalidades que garantem aos utilizadores mais controlo sobre o uso de informações pessoais e de informações dos dispositivos – como é o exemplo da localização.

Neste campo, o Facebook será um dos principais prejudicados. A rede social faz fortemente uso dos serviços de localização dentro da sua plataforma, e as novas medidas terão impacto direto na forma como essa recolha poderá ser feita.

 

A partir de uma nova publicação no seu blog oficial, o Facebook revelou-se preocupado com as mudanças e com a forma como estas vão afetar os utilizadores.

 

A publicação da rede social aponta a importância que o sistema de localização possui para os utilizadores, dando como exemplo a facilidade de dar check-in em hotéis e outros pontos de viagem, além de melhorar a apresentação de anúncios dentro da plataforma e de ajudar a encontrar amigos próximos. Estas são algumas funcionalidades que se encontram atualmente na aplicação do Facebook para Android e iOS, e que terão de sofrer mudanças com as novas versões dos sistemas operativos.

 

localização android

 

No caso do Android 10, a nova versão do sistema operativo impede que as aplicações realizem a recolha de dados de localização em segundo plano, exepto tenha sido dada permissão expressa para tal. Além disso, por padrão, nenhuma aplicação terá acesso a este registo.

Na mensagem o Facebook clarifica como os utilizadores podem dar permissão para que seja realizada esta recolha – tanto quando a aplicação está em uso como em segundo plano. Caso os utilizadores não pretendam que a recolha da localização seja feita em segundo plano, a rede social garante que essa opção será desativada e nenhum dado será recolhido dos equipamentos.

 

No caso do iOS 13 as mudanças serão similares, mas neste caso é possível selecionar a opção de permitir a partilha da localização apenas uma vez, o que será similar ao limitar a recolha em segundo plano do Android. Com esta funcionalidade, a aplicação necessita de requerer a localização cada vez que seja necessária para alguma funcionalidade dentro da plataforma.

 

Em todo o caso, o Facebook sublinha também que, mesmo com as restrições mais apertadas dos sistemas operativos no que respeita à recolha da localização, a plataforma ainda conseguirá realizar a mesma a partir de outros pontos, como é o caso de obter informação por base da ligação à Internet e dos eventos que o utilizador se encontre associado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech