1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

google recolha de dados

 

Depois de uma investigação realizada pela Associated Press, foi revelado que a Google pode realizar o tracking da localização dos utilizadores mesmo quando essa opção se encontra desativada nos perfis. Isto levou a várias críticas por parte dos utilizadores que, efetivamente, desativaram esta funcionalidade.

 

Recentemente a Google também deixou algumas informações acerca desta situação, tendo confirmado que ainda é possível que seja realizado o tracking de utilizadores que tenham desativado a permissão para tal.

 

A empresa também atualizou a página de suporte relativa ao Histórico de localização, sublinhando que a desativação da funcionalidade não afeta outros serviços disponíveis no equipamento, com alguns dados a poderem ainda ser recolhidos em aplicações como a Pesquisa e o Maps. Anteriormente esta página indicava apenas que, quando desativada, os lugares visitados não eram mais guardados.

 

página suporte

 

Como sempre, a empresa sublinha que a recolha desta informação pretende ser tida como uma forma de melhorar continuamente os serviços da plataforma, bem como apresentar melhores resultados e sugestões aos utilizadores.

Em comunicado, a empresa revela que irá atualizar as suas páginas de suporte para que melhor reflictam a sua política de recolha de dados em todos os equipamentos. Isto, no entanto, não justifica a recolha que tem vindo a ser feita pela plataforma.

 

Esta revelação coloca mais uma vez as políticas da Google em causa, não sendo a primeira vez que isso acontece. Em Janeiro deste ano, a empresa Quartz já tinha revelado um relatório onde indicava que os dispositivos Android poderiam enviar para a Google bastante informação acerca dos utilizadores, como é o caso das suas movimentações, localização GPS, endereço MAC, entre vários outros dados considerados privados.

 

A piorar a situação, para muitos utilizadores pode acabar por se passar despercebido o facto que desativar a funcionalidade de Histórico da localização não desativa completamente a recolha destes dados, além daqueles que desconhecem inteiramente a sua existência.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech