1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Facebook e Instagram

 

A chegada do iOS 14.5 veio trazer várias mudanças a nível da privacidade para os utilizadores do sistema operativo da empresa. Uma das maiores mudanças encontra-se a nível do controlo sobre a recolha de dados dos utilizadores.

 

Com a nova versão do iOS 14.5, as apps que pretendam recolher dados pessoais para uso em publicidade direcionada necessitam de obter consentimento dos utilizadores desses sistemas para a tarefa. Obviamente, o Facebook foi uma das primeiras plataformas a demonstrar-se contra esta medida, alegando que a mesma vai limitar drasticamente os dados que a empresa pode usar e vai prejudicar os pequenos negócios que fazem uso do Facebook.

 

Com isto, os utilizadores do Facebook, Instagram ou Messenger no iOS 14.5 podem começar a verificar uma nova mensagem da plataforma, a apelar para que seja permitida a recolha de dados pela app. No entanto, esta mensagem deixa também uma pequena indicação algo curiosa para a rede social.

 

alertas do Facebook e Instagram sobre iOS 14.5

 

Além de indicar que, ao permitir a recolha de dados, os utilizadores estariam a ajudar os pequenos negócios, surge também a referência ao facto que esta recolha de dados permite ao Facebook manter as suas atividades de forma gratuita.

Esta pequena frase, no entanto, vai contra o “slogan” original da rede social, que referia que a mesma era e iria sempre ser uma plataforma gratuita. Este slogan encontrava-se na página inicial do Facebook até 2019, quando foi silenciosamente removido.

 

Além disso, Mark Zuckerberg também já deixou claro que não está colocado de lado a possibilidade de vir a surgir uma variante paga do Facebook, mas que iria sempre existir uma versão gratuita para os utilizadores.

Incluir a frase de que a recolha de dados permite ao Facebook manter-se uma plataforma gratuita vai um pouco contra esta ideia original da rede social. E ao mesmo tempo, pode também ser considerada uma forma da mesma apelar para que os utilizadores ativem a recolha caso pretendam manter o uso da plataforma gratuitamente.

 

Não se conhece os planos do Facebook para o futuro, mas não será improvável que, em algum ponto, a rede social venha a aplicar algumas funcionalidades do seu serviço numa vertente “paga”, mesmo que mantenha a versão gratuita de alguma forma.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech