Os utilizadores do Facebook e Instagram na Europa agora contam com uma nova ferramenta que pode ajudar, rapidamente, a bloquear a publicidade direcionada dentro da plataforma.
A nova ferramenta foi criada pelo grupo de direitos de privacidade noyb, e permite que os utilizadores possam, de forma rápida e simples, desativar a recolha de dados da Meta para efeitos de publicidade direcionada.
De acordo com a noyb, as ferramentas que a Meta espera fornecer para os utilizadores desativarem a recolha de dados para efeitos de publicidade direcionada não serão simples de usar, e possivelmente irão obrigar a que sejam feitos vários passos para a tarefa.
Foi a pensar nisso que o grupo decidiu criar esta ferramenta, que permite desativar a recolha dos dados num formato consideravelmente mais simples.
Tudo o que os utilizadores necessitam de realizar será acederem com as suas contas do Facebook à plataforma, onde esta irá tratar do resto. Os passos são fornecidos à medida que os utilizadores necessitem, com toda a informação necessária.
Ao mesmo tempo, para quem não pretenda aceder diretamente com a conta do Facebook, também é possível realizar o pedido via email, onde a ferramenta fornece também os passos necessários para tal.
Quando toda a informação estiver processada, a ferramenta cria e envia automaticamente um email em nome dos utilizadores, para o Centro de Privacidade da Meta, a requerer que a recolha dos dados de utilizadores para fins de publicidade direcionada seja removida da conta.
De acordo com os termos do RGPD, todos os utilizadores possuem o direito a negar a recolha de dados para efeitos de marketing, pelo que esta ferramenta pode ajudar a realizar esse processo consideravelmente mais simples.
Os utilizadores interessados apenas necessitam de aceder ao link da ferramenta aqui, e seguirem os passos. Quem não pretenda usar a ferramenta automática, pode usar o template fornecido na plataforma e enviar diretamente para a Meta.
A mensagem enviada para a Meta direciona a empresa para realizar o pedido no prazo legalmente estabelecido para tal, e sem que se tenha de aceder a outras plataformas – uma técnica usada para tornar o processo moroso e complicado para alguns. A mensagem obriga, sobre os termos do RGPD, a Meta a realizar o pedido de forma imediata.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!