O Facebook confirmou ter iniciado uma queixa crime contra a empresa OneAudience, acusando a mesma de ter recolhido informação da plataforma social e de milhares de utilizadores sem autorização para tal.
De acordo com o comunicado da rede social, a OneAudience terá pago a programadores de várias aplicações para instalarem nos seus projetos uma SDK que teria como objetivo recolher informação pessoal das contas dos utilizadores no Facebook. Quando as apps com esta SDK eram instaladas nos dispositivos, acediam a informação sensível dos utilizadores no Facebook sem a autorização dos mesmos.
A confirmação da recolha destes dados surgiu em meados de Novembro do ano passado, quando o Facebook e o Twitter confirmaram a descoberta em conjunto com vários investigadores de segurança. Na altura, a rede social acusou a OneAudience e a empresa Mobiburn (criadora do SDK) de recolherem abusivamente dados como os nomes, emails e outras informações pessoais.
No caso do Facebook, a empresa procedeu com o alerta da recolha de informação sobre mais de 9.5 milhões de utilizadores
Além disso, a rede social também enviou uma carta para a OneAudience, de forma a que esta parasse com a recolha de dados e realizasse uma averiguação do incidente, na qual a empresa negou cooperar com a rede social.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!