1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Avast logo

 

A empresa de segurança Avast revelou que a sua rede interna pode ter sido comprometida e terceiros poderão ter acedido a algumas informações presentes na mesma. Os acessos terão sido detetados pela empresa no dia 25 de Setembro, mas os acessos já se encontravam a ser realizados desde o dia 14 de Maio deste ano.

 

De acordo com o comunicado da empresa, os atacantes terão conseguido obter acesso à rede interna da empresa a partir de uma falha existente no software VPN da mesma, que terá permitido a criação de uma conta temporária para acesso à mesma.

A empresa afirma que este ataque foi bastante sofisticado, com a origem do mesmo a agir com extrema cautela para evitar a deteção e para esconder as atividades realizadas dentro dos sistemas da entidade.

 

Do atacante apenas se conhece que o mesmo teria um IP localizado no Reino Unido, embora este dado possa ser possivelmente falso ou uma mascara utilizado para realizar o ataque.

 

O principal alvo do ataque aparenta ter sido o software CCleaner. Pouco depois de os acesso terem sido descobertos, a empresa começou a suspender todas as atualizações do CCleaner enquanto verificava todas as versões por possíveis modificações não autorizadas ou maliciosas. A empresa não acredita que mudanças maliciosas tenham sido integradas em anteriores versões do CCleaner, mas para evitar problemas uma nova versão do mesmo foi lançada no passado dia 15 de Outubro e que pretende ser a versão “revista” do programa – com um novo certificado assinado pela empresa para garantir a autenticidade.

 

Por enquanto os detalhes deste ataque ainda são escassos, tendo em conta que se encontra a ser investigado pelas autoridades e pela empresa. Não se acredita que dados dos clientes da empresa ou outras informações confidenciais tenham sido acedidas ou roubadas, mas será necessário aguardar pelo fim da investigação para se saber melhor.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech