A Universidade do Michigan foi forçada a encerrar a sua rede local e vários sistemas informáticos, depois de um ataque realizado contra a entidade de educação. O ataque terá causado com que fosse necessário encerrar as redes e sistemas internos para evitar a propagação.
A Universidade do Michigan é uma das instituições de educação mais antigas dos EUA, tendo mais de 30.000 docentes e 51.000 alunos atualmente. De acordo com o comunicado inicial da instituição, o ataque terá forçado ao encerramento das redes internas e ao acesso a várias ferramentas usadas pelos alunos, como o Google, Canva, email, entre outros.
Apesar de a equipa técnica da instituição ter conseguido bloquear o ataque, a mesma considerou necessário desligar a rede interna por precaução enquanto se realiza a vistoria do incidente. Isto tem impacto tanto no uso de serviços internos, como também para aceder a plataformas externas na Internet – a rede local encontra-se fortemente monitorizada.
Zoom, Adobe Cloud, Dropbox, Slack, Google, Canvas e Adobe Cloud foram alguns dos serviços que estiveram bloqueados, embora tenham sido entretanto restaurados alguns acessos.
O ataque encontra-se também a afetar os registos de novos estudantes, bem como a receção de novos que, tendo em conta que serão novos na instituição, ainda necessitam de algumas informações que se encontram apenas disponíveis na rede interna da Universidade.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!