A Universidade de Sidney, USYD, confirmou ter sido vítima de um ataque informático, que afetou os sistemas de uma entidade terceira que fornece serviços à entidade. O ataque poderá ter exposto dados sensíveis de alunos recentemente registados na instituição ou que tenham sido inscritos de forma internacional.
A Universidade é considerada uma das mais antigas da Austrália, tendo mais de 70.000 alunos e 8500 docentes. No comunicado inicial, a entidade afirma que o ataque foi reduzido, e que não surgiram indícios de dados sensíveis de estudantes atualmente na instituição, ou de docentes, tenham sido comprometidos.
Em causa aparenta encontrar-se um sistema de terceiros, que a Universidade estaria a usar para realizar o registo de novas matrículas locais e internacionais. Os utilizadores que tenham usado esse sistema para realizarem o registo recente podem ter os dados comprometidos.
Desconhece-se, para já, se o atacante terá escolhido este período para a recolha dos dados e ataque, visto ser a altura em que se realizam mais registos na universidade, ou se foi apenas uma oportunidade que surgiu aleatoriamente.
A entidade afirma que ainda se encontra a analisar quais os dados que foram efetivamente comprometidos no ataque, mas recomenda que todos os inscritos recentemente na mesma acedam a este site para verificarem mais informações.
Os sistemas internos da universidade também continuam a funcionar na normalidade, uma vez que não foram diretamente afetados pelo ataque.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!