1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

ataque ransomware

 

Durante o início desta semana, a Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã, terá sido o alvo de um ataque informático, no formato de ransomware, e de onde conteúdos internos terão sido encriptados.

 

De acordo com o jornal ECO, o ataque terá acontecido durante a segunda feira, sendo que a instituição ainda se encontra a analisar os danos causados. No entanto, a mesma confirma que sistemas internos da instituição estão encriptados com ransomware, sendo apresentada a mensagem de pedido de resgate para pagamento.

 

Pedro Inácio, pró-reitor da UBI, afirma em comunicado que a instituição descarta a possibilidade de realizar qualquer pagamento para reaver os conteúdos encriptados. O mesmo afirma que alguns sistemas administrativos foram comprometidos, mas que as aulas continuam a decorrer na normalidade.

 

Sobre a possibilidade de dados internos da instituição terem sido roubados, o mesmo afirma que a situação ainda se encontra a ser analisada. No entanto, é importante sublinhar que muito do ransomware atualmente no mercado procede com o roubo de dados dos sistemas antes de realizar a encriptação, exigindo o pagamento para evitar a divulgação.

 

A instituição encontra-se agora a trabalhar com as autoridades e com outras instituições para repor a normalidade dos sistemas afetados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech