Durante o final desta semana, a Universidade do Algarve (UAlg) foi alvo de um ataque informático, tendo sido confirmado que dados de alunos, funcionários e professores da instituição podem ter sido comprometidos.
De acordo com o comunicado da instituição, o ataque terá ocorrido entre os dias 14 e 19 de Novembro, onde os sistemas informáticos da gestão interna da Universidade terão sido comprometidos. Terceiros conseguiram obter acesso aos dados presentes neste sistema, que inclui dados pessoais de candidatos, estudantes e funcionários.
Apesar do ataque, as atividades académicas continuaram na normalidade, embora alguns serviços tenham sido diretamente afetados. Entre os dados, além de informações pessoais de cada um dos afetados, encontram-se ainda endereços de correio eletrónico, contactos telefónicos, nomes e números de identificação bancários (IBAN).
Todas as pessoas afetadas pelo incidente foram notificadas, com medidas que devem ser tomadas para prevenir o uso abusivo. Ao mesmo tempo, as autoridades competentes foram igualmente notificadas do incidente.
A Universidade afirma ainda que o sistema afetado foi restabelecido e garantidas as medidas de segurança adequadas. Até ao momento não se conhece a origem do ataque, nem nenhum grupo diretamente confirmou ter realizado a recolha dos dados.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!