1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

universidade do Utah

 

A universidade do Utah, nos EUA, revelou ter pago mais de 457.000 dólares devido a um ataque de ransomware, como forma de reaver os ficheiros que tinham sido bloqueados pelos atacantes.

 

De acordo com o comunicado da entidade, o ataque aconteceu no dia 19 de Julho de 2020, e afetou uma vasta quantidade dos serviços internos da empresa. Os conteúdos de vários servidores da Universidade terão sido encriptados por uma fonte desconhecida, e que estaria a exigir um pagamento para reaver o acesso.

 

Além de encriptar os conteúdos, os atacantes terão ainda recolhido os ficheiros que mais tarde forma encriptados, e encontrava-se a ameaçar a instituição que iria publicar os mesmos online caso o pagamento não fosse realizado. Entre a informação encriptada encontra-se dados dos alunos e familiares, bem como outra informação sensível.

 

Depois de analisada a situação, a Universidade terá trabalhado com uma empresa de segurança para realizar o pagamento do ransomware. A instituição refere que o pagamento foi feito sem utilizar qualquer fundo publico dos estudantes.

 

Este género de ataques tem vindo a aumentar consideravelmente nos últimos tempos, e os alvos aparentam sempre ser grandes instituições que podem perder bastante caso os conteúdos dos seus sistemas sejam publicados online. O pagamento do ransomware é, em muitos casos, a única possibilidade para prevenir isso de acontecer.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech