O navegador Opera começou a testar uma nova funcionalidade para garantir mais segurança e privacidade para os utilizadores, integrando o novo DNS-over-HTTPS da Cloudflare diretamente no mesmo.
Esta medida é algo que outros navegadores tem também vindo a testar, nomeadamente o Chrome em novas versões do mesmo e o Firefox – que integrou de forma nativa na versão final.
O DoH garante um pouco mais de privacidade para os utilizadores ao encriptar as comunicações DNS feitas entre o navegador e os servidores DNS da Cloudflare, evitando que os dados sejam recolhidos pelas operadoras ou outras entidades.
A funcionalidade chega agora também no Opera 65 Beta, sendo que os utilizadores interessados podem ativar a mesma a partir das flags do navegador. Quando ativo, todos os pedidos DNS passam a ser processados pelos servidores DNS da Cloudflare, através de ligações encriptadas e seguras. De momento o serviço utiliza apenas os DNS da Cloudflare, mas é possível que venha a integrar outras plataformas no futuro.
Para ativar a funcionalidade basta aceder a “opera://flags/#opera-doh” e ativar a opção Secure DNS (DNS over HTTPS), reiniciando em seguida o navegador. De relembrar que a funcionalidade encontra-se marcada como experimental, pelo que ainda pode sofrer mudanças no futuro.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!