1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Chrome logo

 

Durante anos a Google tem vindo a incentivar o uso de ligações seguras pela Internet, tendo sido uma das grandes contribuintes para que o HTTPS viesse a tornar-se uma “norma” pela Internet em geral. E agora a empresa volta a focar-se nisso com um novo modo dedicado para o Chrome.

 

As recentes versões do Google Chrome possuem uma nova flag que poderá permitir aos utilizadores ativarem o modo de funcionamento apenas em HTTPS. Este modo não é propriamente uma novidade, e navegadores como o Firefox já o possuíam faz algum tempo. No entanto, este permite que o navegador apenas possa aceder a conteúdos em formato seguro (https), bloqueando todas as ligações inseguras a sites HTTP.

 

A nova funcionalidade pode ser encontrada sobre as versões mais recentes do Chrome Canary, sobre as flags, com o nome “HTTPS-Only Mode Setting”. Ao ativar esta opção, uma nova configuração deve surgir nas definições do Chrome, que permite ativar e desativar o modo de HTTPS.

 

Ao ativar a opção, o Chrome passa a automaticamente tentar realizar o upgrade para a ligação segura, e caso a mesma falhe, então o navegador apresenta uma mensagem de erro e impede o acesso ao site. O utilizador é apresentado com uma mensagem de alerta, e ainda pode aceder ao site de forma insegura, mas o acesso direto ao mesmo não vai ser realizado pelo navegador.

 

Este será certamente o próximo passo que a Google pretende para o seu navegador. Ainda de forma recente a empresa começou a realizar automaticamente a ligação primeiro aos sites em formato HTTPS, quando o utilizador acede a um site mas não especifique a ligação sobre o mesmo. Espera-se que a funcionalidade venha a ficar disponível para todas as versões do Chrome em breve.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech