1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

firefox logo

 

A grande maioria dos websites na Internet atual utilizam ligações seguras – o conhecido HTTPS no início do endereço.  Isto foi algo que tem vindo a ser implementado para melhorar a segurança dos utilizadores, e apesar de não garantir total segurança em todos os casos, sempre é melhor do que não ter qualquer proteção.

 

A pensar nisso, o Firefox encontra-se agora a testar uma nova funcionalidade que pode garantir mais privacidade e segurança aos utilizadores finais, bloqueando por completo o acesso a sites e conteúdos não seguros na internet.

A funcionalidade é bastante simples, mas ao mesmo tempo garante uma privacidade extra durante a navegação. Quando ativada, o navegador irá carregar os conteúdos HTTPS na normalidade, sendo que, caso seja carregado um conteúdo em HTTP (não seguro), é automaticamente tentado o acesso via HTTPS. Caso este acesso falhe, então o navegador não carrega de todo o item.

 

firefox teste https only

 

Os utilizadores que pretendam testar esta funcionalidade podem ativar a mesma no Firefox 76 ou mais recente, acedendo à página “about:config” e pesquisando pela definição “dom.security.https_only_mode”, colocando a mesma como TRUE.

 

Caso algum conteúdo seja bloqueado por não ter o respetivo acesso HTTPS, o navegador irá apresentar o erro “Secure Connection Failed”. Esta funcionalidade, no final, é algo que extensões como a “HTTPS Everywhere” já tinham implementado faz algum tempo, mas que agora surge de forma nativa no navegador.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech