1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Firefox logo

 

Apostando ainda mais na segurança dos utilizadores, o Firefox encontra-se agora a testar o suporte ao DNS over HTTPS por padrão para alguns utilizadores no Canadá. A funcionalidade não é algo novo no navegador, mas até agora era necessário ativar a mesma nas configurações.

 

Os teste que agora irão ser feitos será mover o DNS over HTTPS para uma configuração padrão em todos os sistemas, ativando a mesma. Numa primeira fase a entidade irá testar a ativação por padrão apenas para os utilizadores no Canadá, com todos os utilizadores do Firefox na região a participarem no teste até final de Setembro de 2021.

Depois disso, e conforme os testes venham a ser bem recebidos, a mesma medida será realizada também para outros países.

 

DNS over HTTPS firefox

 

De relembrar que o DNS over HTTPS permite aos utilizadores encriptarem o tráfego DNS, que normalmente é enviado pela porta 443 do sistema, como se fosse tráfego HTTPS regular, sendo assim mais difícil de aceder aos pedidos ou até mesmo filtrar os mesmos, já que para as operadoras e terceiros este seria tráfego HTTPS regular para a Internet.

 

Em comparação, o tráfego DNS regular usa o protocolo UDP, o qual não possui qualquer encriptação de conteúdos e pode ser facilmente monitorizado ou filtrado para os mais variados fins.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech