A Google encontra-se a preparar para o lançamento da nova versão do Chrome 94, a qual se vai destacar por garantir um aumento considerável de segurança para os utilizadores com o novo modo “HTTPS First”.
A nova versão do Google Chrome 94 vai começar a chegar junto dos utilizadores com o modo HTTPS First ativo, o que basicamente indica que o navegador vai tentar realizar o upgrade de todas as ligações para HTTPS logo quando se acede a um conteúdo. Caso o mesmo não esteja disponível no formato seguro, então é que o navegador tenta a ligação HTTP regular e insegura.
Ao realizar o upgrade de todas as ligações para HTTPS, a Google pretende melhorar a segurança dos utilizadores durante a navegação online e evitar possíveis ataques man-in-the-middle (MITM) ou outras formas de roubo de dados.
De notar que esta funcionalidade já se encontra disponível para os utilizadores que estejam a usar o Google Chrome Canary, para Windows, Mac e Linux. A funcionalidade encontra-se disponível pela flag “chrome://flags/#https-only-mode-setting”.
Esta funcionalidade era algo que muitos utilizadores já usavam com recurso a extensões como o “HTTPS Everywhere”, que desde cedo foi considerada uma extensão essencial para quem pretenda mais segurança e privacidade online – e uma das primeiras a realizar este género de ação. Estando integrado diretamente no Chrome, agora deixa de ser necessário tal medida.
A partir da versão 94 o “HTTPS First” estará ativo por padrão, sendo que os utilizadores não necessitam de realizar nenhuma mudança nas configurações.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!