1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google chrome sobre parede

 

A Google tem vindo a melhorar consideravelmente as funcionalidades do seu navegador Chrome, e para se aproximar de algumas das tendências que se encontram noutras versões, está previsto para breve que seja incluído um novo “Modo de Leitura” para websites.

 

O Modo de leitura é uma funcionalidade que, atualmente, pode ser encontrada em diversos navegadores no mercado. Mas curiosamente ainda não se encontra no Google Chrome. Esta permite converter os conteúdos dos websites num formato mais fácil de ser lido, removendo distracções, publicidade e outros conteúdos desnecessários da página.

 

Apesar de existirem extensões que realizam esta mesma tarefa, não existe dúvidas que utilizar a funcionalidade de forma nativa no navegador é sempre mais recomendada. Apesar de não se encontrar disponível, a Google parece agora estar a ponderar incluir a mesma nas futuras versões do navegador.

A versão Canary mais recente do Chrome conta agora com uma Flag destinada ao modo leitura – que pode ser ativada pelos utilizadores.

 

A flag “Enable Reader Mode” permite que os utilizadores ativem a funcionalidade Modo de Leitura no Chrome Canary, facilitando a conversão dos conteúdos do site que se encontra a ser visualizado para texto regular.

 

> Como utilizar?

 

Por enquanto a funcionalidade apenas se encontra disponível sobre uma flag na versão Canary do Navegador. É possível que chegue a outras versões durante as próximas semanas, mas por enquanto terá ainda de utilizar as versões mais instáveis do navegador para aceder ao modo leitura.

 

Para tal, deve primeiro ativar a flag a partir da página “chrome://flags”, e pesquisando por “Reader Mode”. Na primeira opção selecione o campo de “Default” para “Enabled”.

A partir deste momento deverá conseguir aceder à funcionalidade a partir do menu do navegador. Para tal basta aceder a uma página que pretenda converter para texto e selecionar a opção “Página de destilação”.

 

De relembrar que esta funcionalidade ainda se encontra em testes iniciais, pelo que o resultado pode nem sempre ser o melhor. Além disso, nos nossos testes, a funcionalidade causou alguns problemas de estabilidade no navegador.

Novamente, tratando-se de uma versão Canary, é importante sublinhar que podem sempre acontecer erros ou bugs nas diversas funcionalidades fornecidas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech