A Google encontra-se a preparar para introduzir uma mudança considerável no Chrome, focada em garantir mais segurança para os utilizadores. Faz alguns meses que a empresa tinha vindo a preparar-se para ativar o modo “Apenas HTTPS” dentro do Chrome, como formato padrão de ligação.
Com este modo ativo, o navegador apenas permite que sejam feitas ligações seguras a sites pela Internet. Este modo pode ser ativado manualmente nas Definições do Chrome, mas até ao momento seria apenas opcional.
No entanto, a empresa encontra-se agora a preparar para ativar o modo para todos os utilizadores, como padrão do Chrome. De momento a alteração encontra-se prevista para o Chrome 115, mas a ideia será que o navegador venha a ter por padrão o acesso via HTTPS em todas as ligações.
Deverá ainda existir uma salvaguarda, que permite acesso a sites HTTP quando não exista outro formato, mas todas as ligações padrão no navegador serão agora feitas sobre HTTPS.
Isto aplica-se tanto a sites que os utilizadores visitem, como até a sites que acedam diretamente por links. Ou seja, ao aceder a um link com o formato HTTP, o navegador vai automaticamente tentar o acesso via HTTPS.
Ao mesmo tempo, a empresa confirmou ainda que vai começar a notificar quando forem feitos downloads a partir de fontes inseguras HTTP. Mesmo que alguns sites forneçam acesso ao conteúdo via HTTPS, os downloads ainda podem ser fornecidos via HTTP.
O Chrome agora vai começar a notificar quando um download de ficheiros potencialmente danosos esteja a ser feito de forma insegura, em ligação HTTP.
Se tudo correr como previsto, espera-se que a mudança venha a acontecer em Setembro, quando a nova versão do Chrome ficar disponível no canal estável do mesmo.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!