1. TugaTech » Software » Noticias de Software

Siga-nos

Google Chrome logo

 

A Google já tinha vindo a testar uma funcionalidade no Chrome que iria permitir melhorar a experiência de navegação dos utilizadores, bloqueando o conteúdo de publicidade considerado como “Pesado” para o sistema.

 

Esta funcionalidade tinha vindo a surgir como uma possibilidade no passado, mas parece que a Google encontra-se agora pronta para começar os primeiros testes num formato mais alargado.

Existem utilizadores que podem nem se importar de verificar publicidade nos sites que navegam frequentemente, mas quando estes conteúdos possuem um tamanho consideravelmente elevado ou, pior, acabam por tornar toda a navegação e uso do sistema mais lento, isso pode afetar negativamente a experiência dos utilizadores finais na navegação.

 

A pensar nisso, o Chrome tinha vindo a testar uma funcionalidade que bloqueia automaticamente a publicidade considerada como agressiva. Esta funcionalidade encontra-se agora a chegar na versão mais recente do navegador.

 

O Chrome 80 conta com uma nova flag que pode ser manualmente ativada e permite ativar a funcionalidade de limitação de carregamento das publicidades. Numa primeira fase o sistema irá detetar automaticamente publicidade que utilize mais do que 0.1% de largura de banda e de uso do CPU, bloqueando automaticamente o carregamento se assim o for verificado.

 

De sublinhar que esta funcionalidade será diferente do “adblock” atualmente existente no Chrome. A funcionalidade que se encontra atualmente disponível no Chrome permite bloquear publicidade considerada como abusiva, que apresenta conteúdos maliciosos para os utilizadores ou é, de alguma forma, nefasta para a navegação em geral. Este sistema será mais baseado para o uso que cada anuncio faz dentro do navegador, independentemente de ser ou não malicioso.

 

chrome flags heavy ads

 

Os utilizadores interessados em testar a novidade necessitam de instalar a versão Canary do Google Chrome, e aceder a “Chrome://flags”, pesquisando em seguida por “Heavy Ads”. A opção deve então ser ativada e o navegador reiniciado para o correto funcionamento.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech