1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

Apple memoria RAM

 

Apesar de o preço das memorias RAM ter vindo a cair consideravelmente no mercado, a Apple ainda vendo na sua loja online módulos de memorias RAM para iMac e Mac Mini, com um preço bastante mais inflacionado face ao que se encontra no mercado.

 

Comparado com o preço médio no mercado, os módulos de memoria RAM oficiais da Apple possuem um custo até 8 vezes superior. Um simples modulo de memoria RAM DDR4 de 16GB e 2400 MHz custa quase 400 dólares, quando o mesmo modulo pode ser encontrado por outros fabricantes a pouco mais de 50-70 dólares.

 

A diferença torna-se ainda mais notória com outros casos, como é o exemplo dos módulos de memoria DDR4 de 32GB (2x16GB), os quais se encontram na loja da Apple por cerca de 800 dólares, enquanto podem ser adquiridos por parte de outros fabricantes por pouco mais de 100 dólares.

 

preço memoria apple

 

Conforme a capacidade da memoria aumente, aumenta também o preço final da mesma com uma grande margem de lucro para a empresa. Ainda mais tendo em conta que não existe nada de especial nestes módulos de memoria RAM além do facto de serem “certificados” para utilização em hardware da Apple, mas sem diferenças face a qualquer outro modulo RAM no mercado.

 

As memorias RAM não são o único ponto onde a Apple é conhecida por inflacionar os preços. A secção do armazenamento também possui uma prática similar, com alguns discos SSD da empresa a serem vendidos por preços consideravelmente mais elevados em comparação com outros similares no mercado.

 

O mercado das memorias RAM aumentou consideravelmente em meados de 2017 e 2018, sobretudo devido ao mercado das criptomoedas. Apesar de este setor ter aumentado os preços dos módulos de memoria RAM consideravelmente nessa altura, este veio a descer também fortemente nos últimos meses, embora a Apple ainda mantenha os valores consideravelmente mais elevados que o normal.

No geral, a Apple continua a cobrar estes valores mais elevados simplesmente porque pode, e não porque deveria ser face às exigências do mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech