1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Avast logo

 

A Mozilla revelou ter eliminado pelo menos quatro extensões destinadas ao Firefox e criadas pela empresa Avast e AVG (ambas da mesma entidade). Estas extensões foram removidas do site da Mozilla por suspeitas de se encontrarem a monitorizar as atividades realizadas pelos utilizadores na web.

 

Quando os utilizadores instalam os programas de segurança da Avast e AVG, estes complementam a proteção com extensões para os principais navegadores – Chrome, Firefox e Edge – apelidadas de Avast Online Security, AVG Online Security, Avast SafePrice e AVG SafePrice. Estas possuem o objetivo de alertar os utilizadores sempre que acedem a sites conhecidos por conterem conteúdo malicioso ou de phishing, além de fornecerem alertas para sites de descontos e com promoções – a extensão “SafePrice”.

 

Apesar de úteis, foi recentemente descoberto que as extensões também se encontram a enviar muitos dos hábitos de navegação dos utilizadores para servidores da empresa. Estes dados incluem os sites visitados, com o URL completo dos mesmo, titulo da página web, versão do sistema operativo, um identificador único para cada utilizador e ainda o local de origem da ligação.

Com a elevada quantidade de dados enviada para os servidores da Avast e da AVG, os investigadores de segurança acreditam que a empresa pode reconstruir o histórico de navegação dos utilizadores com extrema precisão, além de conseguir associar o mesmo a cada pessoa individual.

 

Além disso, a Avast terá adquirido a empresa Jumpshot em meados de 2013. A Jumpshot é, de acordo com o site da mesma, uma plataforma de estatística que contem dados sobre hábitos de compra e navegação associados a mais de 120 milhões de utilizadores em todo o mundo. Existe a possibilidade da Avast e AVG encontrarem-se a utilizar os dados de navegação e hábitos de compra dos utilizadores destas extensões como forma de alimentar a base de dados da empresa Jumpshot. 

 

Face a estas preocupações, as extensões terão sido removidas da loja da Mozilla para o Firefox, embora as mesmas já tenham sido novamente reenviadas pela AVG e Avast e encontram-se a aguardar nova aceitação da empresa. Por sua vez, as extensões continuam disponíveis na normalidade sobre a Chrome Web Store, bem como em todos os navegadores Google Chrome onde se encontravam pré-instaladas.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech