1. TugaTech » Software » Noticias de Software
  Login     Registar    |                      
Siga-nos

Avast logo

A privacidade dos utilizadores online é, nos dias de hoje, um tema bastante importante. Portanto é sempre de desconfiar quando uma empresa se encontra a recolher mais informação do que devia dos utilizadores base que possui acesso.

É exatamente esse o caso pelo qual a Avast encontra-se sobre fogo nos últimos tempos. Faz pouco menos de duas semanas que várias extensões da Avast e AVG foram removidas da loja da Mozilla para o Firefox, depois de ter sido descoberto que as mesmas estariam a recolher demasiada informação pessoal dos utilizadores.

Em causa encontram-se as extensões Avast Online Security, Avast Safeprice, AVG Online Security e AVG SafePrice. De acordo com o criador da extensão Adblock Plus, Wladimir Palant, estas extensões da empresa Avast estariam a realizar uma recolha abusiva de dados dos utilizadores e dos seus históricos de navegação.

Os dados recolhidos por estas extensões eram enviados para os servidores da Avast (tendo em conta que a AVG faz parte do mesmo grupo da empresa), onde alguma informação pessoal era removida – como Ids dos utilizadores do Facebook – antes dos dados serem fornecidos à empresa Jumpshot.

O problema encontra-se no facto que a empresa Jumpshot é detida em 65% pela Avast, além de que os dados recolhidos eram posteriormente vendidos a clientes externos como dados analíticos do mercado.

Face a esta situação, Palant terá contactado a Mozilla e a Google sobre as praticas de recolha de dados que estavam a ser praticadas pelas extensões. A Mozilla respondeu removendo as extensões da loja do Firefox poucos dias depois do alerta, e agora chega a vez da Google seguir os mesmos passos.

De todas as extensões reportadas, atualmente apenas se encontra na loja da Chrome Web Store a Avast Online Security e AVG Online Security, sendo que as versões “SafePrice” foram removidas e ainda sem previsão de retomarem à loja. A Avast Online Security também foi temporariamente removida da loja da Google, mas reposta depois da Avast ter alterado o código para não recolher dados de forma abusiva.

Para os utilizadores que ainda tenham as extensões instaladas, estas deverão começar a ser marcadas como “inseguras” no Chrome e navegadores variantes do mesmo. De relembrar que estas extensões são também automaticamente instaladas, por padrão, caso os utilizadores instalem as soluções de segurança da Avast e AVG nos seus sistemas.

Foto do Autor

Aficionado por tecnologia desde o tempo dos sistemas a preto e branco

Ver perfil do usuário Enviar uma mensagem privada Enviar um email Facebook do autor Twitter do autor Skype do autor

conectado
Encontrou algum erro neste artigo?



Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech