1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Google Chrome

 

As extensões do navegador pode ser ferramentas uteis para aumentar as funcionalidades, mas também trazem um conjunto de novas preocupações. Apesar de a maioria das extensões ser relativamente segura, cada vez mais a recolha de dados tem vindo a aumentar, mesmo por nomes que são utilizados diariamente por milhões de utilizadores em todo o mundo.

 

De acordo com o investigador de segurança Sam Jadali, recentemente foram descobertas oito extensões, utilizadas por milhares de utilizadores do Google Chrome e variantes, que podem ter recolhido dados pessoais ao longo do tempo em que permaneceram ativas nas lojas da Google. Algumas destas extensões foram também descobertas para Firefox, num caso que foi apelidado de DataSpii.

 

As extensões em causa são a Hover Zoom, SuperZoom, SaveFrom.net Helper, FairShare Unlock e PanelMeasurement. A Hover Zoom já tinha estado em centro de controvérsia em meados de 2013, quando foi adquirida do seu criador original e rapidamente começou a ser integrado um sistema de recolha de informações dos utilizadores.

 

Algumas das extensões descobertas utilizam esquemas sofisticados para recolherem dados dos utilizadores. Invés de iniciarem esta recolha imediatamente depois de serem instaladas, o processo inicia-se apenas 24 dias depois, evitando possíveis descobertas antecipadas sobre a recolha de dados. Este atraso torna também a identificação de possíveis problemas muito mais complicada, tendo em conta que as analises realizadas partem apenas do que é recolhido no momento da instalação e na utilização sobre as horas seguintes – raros são os casos de uma análise mais exaustiva durante tanto tempo.

 

Além disso, o código de recolha de dados não se encontra imediatamente disponível no código da extensão – apenas é descarregado a partir de um servidor central quando é atingido o tempo limite, o que torna a identificação ainda mais complicada.

 

Esta recolha de dados não acontece apenas no Google Chrome, sendo que extensões similares foram também descobertas na loja do Firefox, que realizam exatamente o mesmo processo e recolha de informações do navegador.

 

Felizmente, todas as extensões descobertas a realizarem estas atividades foram rapidamente removidas da loja da Google, pouco depois do investigador ter alertado a empresa sobre o esquema.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech