A Xiaomi é uma das fabricantes de smartphones bem conhecidas por integrar publicidade nos seus sistemas, nomeadamente na MIUI. Esta é uma das principais fontes de rendimento para a empresa, que lhe permite vender muitos dos dispositivos a preços bem mais vantajosos.
Apesar de isso ser mais um problema que se verifica em unidades vendidas na China, com as versões lançadas noutros países a contarem com menos publicidade deste género, existe agora a possibilidade da Huawei também seguir sobre o mesmo caminho com a EMUI.
De acordo com o portal MySmartPrice, a Huawei lançou recentemente uma atualização para os “Huawei Mobile Services”. Entre as mudanças encontra-se a possibilidade deste serviço vir a adicionar a publicidade sobre a interface da EMUI.
A funcionalidade “Huawei Ads”, citada nos guias do serviço, apontam para a possibilidade de vir a surgir no futuro algum tipo de publicidade sobre a interface da empresa, tanto em dispositivos que ainda tenham acesso aos serviços da Google como aos que apenas fazem uso da variante dedicada da Huawei.
Esta funcionalidade iria recolher diversa informação dos utilizadores, nomeadamente a sua localização, uso do dispositivo, entre outros detalhes, enviando e armazenando a mesma em servidores da Huawei na China. Ainda é desconhecido se o serviço seria algo que poderia vir a ser aplicado em todos os smartphones da Huawei ou apenas nos que fossem vendidos no mercado da China – algo tradicional de se encontrar neste mercado.
Seja como for, os planos da empresa parecem bastante claros: a publicidade vai chegar de alguma forma aos utilizadores, seja diretamente na interface da EMUI ou através de um sistema proprietário para algumas das apps pré-instaladas nos dispositivos da marca.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!