1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Scam alerta

 

Numa altura em que cada vez mais utilizadores estão nas suas casas de quarentena, é importante ter também atenção a possíveis casos de burlas e esquemas que tentam tirar proveito do desconhecimento de muitos para levar a possíveis roubos.

 

Infelizmente, aproveitando a popularidade do termo do COVID-19 a nível mundial, muitos criminosos não possuem meias medidas ao aproveitar o mesmo para atividades maliciosas. Estas podem surgir pelos mais variados meios, tanto online como até mesmo físicos, e é importante que os utilizadores tenham atenção sempre que encontrem um caso deste género.

 

Antes de mais, não acredite em tudo o que aparece pela Internet, sobretudo quando se refere a ofertas que são boas demais para serem verdade, ou até noticias que são especulativas ou focadas apenas em chamar atenção para algo.

 

Um dos métodos mais eficazes de enganar os utilizadores passa, muitas vezes, por mensagens SMS fraudulentas, com links que redirecionam para sites desconhecidos e que prometem os mais variados fins. Por exemplo, de forma recente começou a circular uma nova mensagem supostamente do Netflix, onde é referido que devido à pandemia do COVID-19, a empresa decidiu fornecer subscrições gratuitas a todos os utilizadores.

 

mensagem scam malware

 

Obviamente, esta mensagem é enganadora, e vem junto com um link para sites que requerem informações pessoais dos utilizadores ou, em casos mais graves, podem descarregar conteúdos maliciosos para os dispositivos que estes utilizem.

 

Este é apenas um exemplo de como este género de esquemas se podem propagar, e é importante que os utilizadores tenham conhecimento da origem dos mesmos para evitarem ser enganados.

Nunca acredite em mensagens ou pedidos enviados por meios desconhecidos, seja SMS ou mensagens no WhatsApp, Messenger, ou outros, que prometam os mais variados fins a troco de “praticamente zero”.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech