1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

PayPal aplicação no ebay

 

Praticamente qualquer pessoa com um email pode requerer pagamentos a partir do PayPal. Isto será algo que certamente facilita transações utilizando a plataforma como meio de pagamento, mas ultimamente tem vindo a ser alvo cada vez mais de ataques para esquemas maliciosos.

 

O esquema mais conhecido como “PayPal Money Request” não é algo recente, mas nos últimos tempos tem vindo a ser cada vez mais aproveitado para tentar iludir os utilizadores a acederem a serviços ou realizarem pagamentos fraudulentos.

 

Eis como funciona: as vitimas recebem um email do PayPal com o assunto “You've got a money request.”, sendo que na descrição do pedido de dinheiro é introduzida a mensagem para o esquema ou publicidade. Como o email é originário de forma legitima do PayPal, a maioria dos serviços de email considera o mesmo como seguro e apresenta a mensagem na caixa de entrada dos utilizadores.

 

O objetivo não será diretamente levar ou roubo do dinheiro requerido, mas utilizar esta falha do PayPal como forma de enviar publicidade na descrição do pedido – normalmente com links para sites externos ou para outro conteúdo malicioso. Os pedidos costumam ter valores consideravelmente pequenos – em torno dos 10 cêntimos – mas é o suficiente para que a potencial vitima receba a mensagem de spam na sua caixa de entrada.

 

exemplo email spam paypal

 

Em certos casos os pedidos podem também ser realizados de forma direta para as contas dos utilizadores, com a descrição de se tratar de algum pagamento pendente numa plataforma online. A maioria dos utilizadores, sobretudo se tiverem contas dentro do PayPal e as utilizarem de forma regular, podem pensar que se trata de um pedido legitimo, enquanto estão apenas a enviar o pagamento para outras contas.

 

Por exemplo, o pedido pode ser feito como referindo tratar-se de um pagamento de renovação do Netflix – e se for utilizador desta plataforma é fácil de ser enganado em acreditar que o pedido é legitimo.

 

Se as vitimas tiverem conta no PayPal, esse pedido irá surgir também nas suas contas de forma legitima, o que pode ajudar ainda mais a enganar os utilizadores tratando-se de um pedido de pagamento verdadeiro.

 

Como sempre, deve ter atenção à origem dos emails de todas as plataformas, sobretudo os que requeiram alguma forma de pagamento, bem como verificar se o destinatário do mesmo é realmente a pessoa ou entidade que se pretende. A maioria das empresas não utilizam os pedidos de pagamento diretos no PayPal, tendo os pagamentos feitos nos seus sites oficiais de forma direta.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechBlog TugaTechBlog do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech