Uma das formas mais exploradas actualmente por softwares mal intencionados para contaminar computadores são os pen drives. Esses dispositivos que rapidamente invadiram o mercado facilitam o transporte de dados, mas também de malwares e outras códigos maliciosos.
O Windows, por sua vez, facilitava a propagação dessas pragas com um recurso chamado “autorun”, que consiste em oferecer a opção de executar um aplicativo do CD, DVD ou pen drive. É ai que começa o problema: programas mal intencionados modificavam essa opção, enganando usuários menos atenciosos, como mostra a imagem abaixo.
A falha, no entanto, agora é coisa do passado. Na última actualização mensal, também conhecido como ontem, a Microsoft liberou 22 updates para seus produtos. Dentre eles a velha “actualização para a funcionalidade Reprodução Automática no Windows”.
Se você reparar na data em que a actualização KB971029 foi publicada, Agosto de 2009, vai perceber que não se trata exactamente de uma novidade. Mas parece que só agora a Microsoft decidiu que ela é importante e a liberou no Windows Update.
A actualização, felizmente, não desabilita a reprodução automática por completo. Apenas a opção de executar aplicativos foi banida, e só para dispositivos USB nos Windows 2000, XP e Vista. Segundo a Microsoft, CDs e DVDs dificilmente são infectados com pragas do tipo. No Windows 7, a medida de segurança já foi adoptada desde o lançamento.
Fonte: Guia do PC / DownloadSquad