1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10 ecrã

 

A Microsoft integrou desde a atualização de Maio de 2019 do Windows 10 uma funcionalidade do sistema apelidada de “Espaço reservado”, que basicamente reserva uma porção do armazenamento do disco para o uso exclusivo do sistema.

Este espaço é utilizado, por exemplo, para que sejam instaladas atualizações ou funcionalidades diretamente relacionadas com o Windows, evitando que os utilizadores possam não ter as versões mais recentes do sistema instaladas devido à falta de espaço no disco. O sistema reserva automaticamente cerca de 7GB do disco, mas pode ser superior em alguns casos.

 

Apesar de ser uma funcionalidade útil para garantir que possui sempre espaço para que sejam instaladas atualizações e melhorias no sistema, a Microsoft encontra-se a preparar um conjunto de funções para garantir que os utilizadores podem ter mais controlo sobre este espaço, ou até desativar o mesmo se assim o desejarem.

 

A versão do Windows 10 20H1 deverá contar com um novo comando “DISM” associado ao espaço reservado, que permite aos utilizadores saberem exatamente quanto armazenamento encontra-se a ser retirado, além de ativarem ou desativarem a funcionalidade se assim o entenderem.

Os comandos podem ser executados diretamente da linha de comandos do Windows:

  • DISM.exe /Online /Get-ReservedStorageState
  • DISM.exe /Online /Set-ReservedStorageState /State:Enabled
  • DISM.exe /Online /Set-ReservedStorageState /State:Disabled

 

Cada um, como os nomes indicam, permitem realizar diferentes ações. O primeiro comando destina-se a verificar o espaço reservado que se encontra atualmente estipulado no sistema. Os restantes serão destinados a ativar ou desativar a funcionalidade.

 

Como referido, a funcionalidade deve chegar junto com o Windows 10 20H1 e estará disponível para todos os utilizadores.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech