1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows 10 wallpaper

 

Depois de ter prometido, chega agora oficialmente a funcionalidade de DNS over HTTPS (DoH) para o Windows 10. Por enquanto a funcionalidade apenas se encontra disponível na versão do Windows 10 Insider Preview Build 19628, para todos os utilizadores que estejam no programa Insider e no Fast Ring do mesmo.

 

Esta funcionalidade pretende garantir um pouco mais de segurança sobre os pedidos DNS, encriptando os conteúdos dos mesmos antes de serem enviados para os servidores DNS. Isso impede que terceiros, ou a própria operadora, possa verificar estes pedidos e traçar um perfil sobre os sites que estão a ser acedidos. Com esta funcionalidade, todos os pedidos DNS que saiam do sistema vão encontrar-se encriptados, e vão ser enviados para os servidores também compatíveis com a tecnologia.

 

A Microsoft tinha confirmado que o DNS over HTTPS iria chegar em futuras versões do Windows 10, e parece que esta promessa começa agora a ser colocada em prática. Apesar de se encontrar disponível na build mais recente do Windows 10 do programa Insider, esta funcionalidade ainda não se encontra ativa por padrão. Os utilizadores necessitam de modificar manualmente o registo do sistema para ativarem a funcionalidade.

 

Para tal necessita de:

1- Aceder ao Editor de Registo do Windows;

2- Aceder à chave HKEY_LOCAL_MACHINE\SYSTEM\CurrentControlSet\Services\Dnscache\Parameters

3- Criar um novo valor DWORD com o nome “EnableAutoDoh

4- Colocar o mesmo com o valor 2

 

Feito isto, o Windows 10 irá passar a encriptar automaticamente os pedidos DNS caso sejam feitos para servidores compatíveis com a tecnologia. De momento o suporte apenas se encontra confirmado sobre os servidores DNS da Cloudflare, Google e Quad9. Espera-se que a lista venha a aumentar no futuro.

De notar também que deverá alterar os DNS sobre as configurações de rede do Windows, para garantir que utiliza os associados com uma das entidades referidas.

 

O DoH tem vindo a ser cada vez mais integrado junto dos consumidores em geral, por diferentes métodos. A grande maioria dos navegadores atualmente disponíveis estão a começar a testar sistemas de DoH automáticos, mas a integração direta do mesmo no router ou pelo menos no sistema operativo será sempre uma mais valia – além de que protege todos os pedidos DNS feitos sobre a rede local ou o sistema, e não apenas do navegador.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech