Depois de um longo período de testes, a Google parece preparada para revelar uma nova funcionalidade para o sistema de abas no Chrome. Nas próximas versões do navegador vai começar a ser possível criar grupos de abas personalizadas.
De acordo com o comunicado da empresa, os utilizadores terão a capacidade de organizar as abas em diferentes categorias personalizadas. Desta forma, como exemplo, as abas destinadas a trabalho podem ser mantidas visivelmente separadas das abas destinadas a entretenimento ou redes sociais.
Esta funcionalidade era algo que tinha vindo a ser testado nas versões mais recentes do Google Chrome Canary, mas que parece agora começar a chegar na versão estável. Além disso, será também uma funcionalidade que já se encontrava disponível em alguns navegadores baseados no Chromium, como é o caso do Vivaldi.
Os utilizadores terão a capacidade de personalizar os grupos de abas conforme pretendam, ou melhor ainda, poderão criar grupos que sejam automaticamente abertos sempre que o navegador é iniciado. Esta função será certamente bem-vinda tanto para quem não tenha o habito de abrir muitas abas como para os que mantêm dezenas ou centenas delas ao mesmo tempo.
A empresa espera começar a disponibilizar a funcionalidade para os utilizadores do Chrome no Windows, Linux, macOS e ChromeOS. Esta vai ser fornecida de forma gradual, para garantir que não existem problemas ou quebras de desempenho.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!