Normalmente as atualizações do kernel do Linux passam despercebidas para a maioria dos utilizadores. As publicações feitas diretamente por Linus Torvalds nem sempre ganham muito destaque fora da comunidade que analisa estes conteúdos, mas recentemente o criador do kernel base do Linux revelou alguns dos seus planos e algumas novidades no seu foro pessoal.
Após mais de 15 anos, Linus Torvalds revela que irá realizar o upgrade do seu sistema, e uma das novidades será que irá deixar de lado a Intel para passar a utilizar um processador no seu sistema principal da AMD – mais concretamente o AMD Threadripper 3970x.
Esta revelação surgiu na mesma altura em que foi disponibilizar o Linux Kernel 5.7-rc7, e onde Torvalds refere que esta é a primeira vez em mais de 15 anos que o mesmo decide deixar de lado a construção de um sistema baseado em processadores da Intel para adotar os da AMD. Após a mudança, Torvalds refere que foi capaz de processar a criação de código do Linux três vezes mais rápido do que era possível com a sua configuração anterior baseada em Intel.
De relembrar que o AMD Threadripper 3970X é o processador topo de linha da AMD, e conta com 32 cores e 64 threads, com um custo final em torno dos 2000 dólares. Isto certamente que também pode trazer benefícios para a comunidade Linux em geral, tendo em conta que vai permitir a Linus Torvalds ter a capacidade de processar mais código fonte do sistema/kernel e mais rapidamente do que era possível até então.
Esta é mais uma prova da forma como a AMD tem vindo a dominar o mercado dos processadores ao longo dos últimos meses. A sua linha de processadores recentes tem vindo a ser adotada como uma forte escolha para muitos consumidores, ao ponto que vários adeptos de sistemas baseados em Intel estão a ponderar realizar a mudança para sistemas AMD – ou já realizaram.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!