1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Brave navegador

 

O navegador Brave é conhecido por ser uma alternativa baseada no Chromium ao mais popular Google Chrome, com a promessa de fornecer mais privacidade e segurança para os utilizadores finais.

 

No entanto, uma prática aplicada recentemente pelo navegador terá deixar alguns utilizadores desconfiados quanto às praticas da empresa para o futuro na tentativa de obter mais rendimentos. Vários utilizadores começaram a indicar que o Brave encontra-se a direccionar certos sites de criptomoedas para links de afiliados, quando pesquisados diretamente pelo navegador.

 

Um dos exemplos encontra-se sobre o site “binance.us”, onde os utilizadores que realizem a pesquisa do mesmo pelo Brave estavam a verificar que o mesmo era direccionado para um link de afiliado – que dizia respeito à Brave e, possivelmente, fornecia uma forma de rendimento extra para a empresa gestora do navegador.

 

Segundo o portal Decrypt, que revelou o caso, o Brave permite que os utilizadores ganhem um rendimento extra ao apresentar publicidade aos mesmos – que, obviamente, estes podem controlar se pretendem receber a mesma ou não. Porém, esta funcionalidade dos links de afiliados foi ativada pelo navegador de forma direta, mesmo para quem não tinha dado permissão para a criação dos links de afiliados.

 

Além disso, a medida também ficou mal vista para alguns utilizadores do ponto de vista da privacidade – uma das vantagens centrais do navegador – já que os links de afiliados poderiam permitir a recolha de informação dos sites visitados.

 

Brendan Eich, CEO da Brave, revelou que o sistema estava em testes como forma de ajudar a empresa a construir um negocio de forma sustentável, e que a Brave encontra-se à procura de outras formas de aumentar os seus rendimentos – o que pode passar pelo uso de links de afiliados.

 

No entanto, o executivo também revela que a implementação deste sistema no formato atual foi um lapso, lamentando o sucedido e deixando a indicação de que os domínios digitados na pesquisa do navegador não vão voltar a redireccionar para links de afiliados.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech