Muitas vezes as partilhas de artigos ou conteúdos no Twitter são feitas na base dos títulos. Os utilizadores partilham os conteúdos sem lerem se realmente é algo importante ou verdadeiro, o que acaba por também ajudar na partilha de desinformação – e coloca praticas de clickbait ainda mais atrativas.
A pensar nisso, o Twitter encontra-se a testar uma nova funcionalidade que vai alertar os utilizadores sempre que estes estiverem para partilhar um artigo sem que o tenham lido primeiro.
O sistema será relativamente simples: se o utilizador realizar o retweet de um artigo ou site na plataforma, mas não tenha aberto o mesmo para ver o seu conteúdo, a aplicação irá agora notificar o mesmo se não pretende abrir o conteúdo antes de partilhar.
No final, os utilizadores ainda podem proceder com a partilha no mesmo formato sem lerem o conteúdo, mas será mais uma forma de promover a informação e a validação das mensagem sem ser apenas com base nos títulos ou imagens das mesmas.
Por enquanto a funcionalidade ainda se encontra em testes e apenas sobre um pequeno conjunto de utilizadores. Conforme o feedback que a empresa receba, é possível que venha a surgir num formato mais abrangente.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!