Esquemas de spam tentam sempre causar o máximo de impacto junto dos utilizadores, e recentemente uma campanha que tem vindo a verificar-se como ativa tenta aproveitar-se do Google Fotos para enganar potenciais vitimas.
O esquema é relativamente simples: o utilizador começa por receber um email informando que uma ou mais das suas fotos foram disponibilizadas publicamente. Junto com este email surge ainda um link para acesso direto à conta e aos conteúdos partilhados.
No entanto, quando os utilizadores acedem a este link, são invés disso redireccionados para sites de terceiros que fornecem o download de aplicações – potencialmente maliciosas – ou a instalação de extensões no navegador.
É sempre importante que os utilizadores tenham atenção às origens dos emails e aos sites que acedem, bem como evitem descarregar ou realizar ações não convencionais para aceder a determinados recursos ou funcionalidades apenas porque um email assim o diz.
Neste caso, o email pode ser bastante similar às mensagens enviadas diretamente pela Google, ou até mesmo pode ser enviado por uma conta de email falsa sobre o domínio da Google. Mas quase sempre estas mensagens ou são detectadas pelos filtros de spam ou é rapidamente visível que algo não está “certo”.
Antes de aceder a links, certifique-se que estes são realmente os corretos e pertencentes aos serviços originais. E como sempre, não deixa de ser importante relembrar que nunca se deve colocar nenhuma informação de login ou dados pessoais em locais não confiáveis.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!