1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados

Siga-nos

Google Fotos

 

Esquemas de spam tentam sempre causar o máximo de impacto junto dos utilizadores, e recentemente uma campanha que tem vindo a verificar-se como ativa tenta aproveitar-se do Google Fotos para enganar potenciais vitimas.

 

O esquema é relativamente simples: o utilizador começa por receber um email informando que uma ou mais das suas fotos foram disponibilizadas publicamente. Junto com este email surge ainda um link para acesso direto à conta e aos conteúdos partilhados.

No entanto, quando os utilizadores acedem a este link, são invés disso redireccionados para sites de terceiros que fornecem o download de aplicações – potencialmente maliciosas – ou a instalação de extensões no navegador.

 

É sempre importante que os utilizadores tenham atenção às origens dos emails e aos sites que acedem, bem como evitem descarregar ou realizar ações não convencionais para aceder a determinados recursos ou funcionalidades apenas porque um email assim o diz.

Neste caso, o email pode ser bastante similar às mensagens enviadas diretamente pela Google, ou até mesmo pode ser enviado por uma conta de email falsa sobre o domínio da Google. Mas quase sempre estas mensagens ou são detectadas pelos filtros de spam ou é rapidamente visível que algo não está “certo”.

 

Antes de aceder a links, certifique-se que estes são realmente os corretos e pertencentes aos serviços originais. E como sempre, não deixa de ser importante relembrar que nunca se deve colocar nenhuma informação de login ou dados pessoais em locais não confiáveis.







Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech