1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

Covid mascara

 

O programa de vacinação contra o COVID tem vindo a alargar-se nas últimas semanas, e enquanto isto serão boas notícias para a população em geral, é necessário também ter atenção aos possíveis esquemas que podem surgir sobre quem esteja a tentar tirar proveito deste processo.

 

Nos últimos dias temos verificado vários alertas de utilizadores do TugaTech sobre um novo esquema de fraude que se encontra a ser propagado em massa, e onde os utilizadores recebem um suposto email para a vacinação do COVID-19.

 

A mensagem, normalmente enviada via email, informa o utilizador que foi selecionado para a toma da vacina, e que deverá descarregar um anexo e preencher as informações requeridas para proceder com a mesma.

O ficheiro em anexo – normalmente um ficheiro ZIP – contém ficheiros que, se executados no sistema, podem permitir a instalação de malware ou levar ao roubo de dados no mesmo.

 

Será importante relembrar que as autoridades nunca contactam diretamente os utilizadores via email para o processo de vacinação, e existem alguns pontos de alerta neste género de mensagens. Por norma, as mensagens surgem sobre um remetente desconhecido, ou são enviadas “do nada” para os utilizadores.

Além disso, estas também não costumam incluir o nome do utilizador – que, por norma, as autoridades oficiais usam nomes completos para identificação. Este género de mensagens tende a usar apenas o email como identificação ou evitar o uso de qualquer nome de todo.

 

Além disso, estas mensagens levam sempre os utilizadores a acederem a sites desconhecidos ou a descarregarem conteúdos que não são propriamente seguros. Em nenhum momento fontes oficiais vão requerer que tenha de introduzir qualquer informação pessoal ou descarregar ficheiros para o seu sistema de forma a "confirmar" o processo de vacinação.

 

O processo de vacinação do COVID em Portugal encontra-se a ser realizado por fases, sendo que os utilizadores serão chamados ou notificados via SMS e por chamadas telefónicas diretas do centro de saúde. Em caso de dúvidas, contacte diretamente o seu centro de saúde para verificar se está contemplado para receber a vacina contra o COVID ou não – mesmo que tenha recebido uma mensagem a validar a mesma.

 

Poderá verificar mais informações sobre o processo de vacinação contra o COVID-19 em Portugal a partir do site oficial das autoridades de saude.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech