De tempos a tempos surgem novas formas de os utilizadores serem enganados por esquemas, aproveitando eventos e datas especificas para tal. E recentemente, uma campanha de phishing tem vindo a distribuir-se para tentar enganar os utilizadores.
A mensagem aparenta ser criada como parte de dividas que o utilizador teria nas Finanças. Para resolver a situação, o utilizador é direcionado para um link.
Este link será onde o esquema começam, visto que direciona o utilizador para um site de downloads na cloud, onde o mesmo deve descarregar um ficheiro HTML. Este ficheiro, se aberto, apresenta o conteúdo malicioso para levar os utilizadores a inserirem dados sensíveis, que serão depois enviados para os atacantes.
É importante relembrar que os utilizadores devem sempre ter cuidado dos locais de onde descarregam ficheiros, sobretudo se estes forem originários de mensagens desconhecidas.
Ao mesmo tempo, quando se recebe uma mensagem deste género, deve-se verificar se realmente será verdadeira. As notificações de qualquer entidade reconhecida devem ser enviadas por meios oficiais, e normalmente encontram-se disponíveis também pelos meios oficiais, como o Portal das Finanças.
Se a mensagem é enviada de um endereço desconhecido, verifique sempre junto das entidades competentes se realmente será verdadeira.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!