Todas as semanas existem novas formas de burlas a surgir, e uma das que tem vindo a ganhar bastante tração em Portugal encontra-se sobre falsos pagamentos, enviados normalmente via SMS.
O esquema começa quando as vítimas recebem mensagens SMS, alegadamente de entidades como a EDP ou “empresa de fornecimento de eletricidade”, a indicar que vai ser realizado o corte de eletricidade por falta de pagamento.
Na mensagem, encontram-se ainda as referências e valores, com a urgência de que o pagamento deve ser realizado o mais rapidamente possível para evitar o corte da eletricidade. Curiosamente, as mensagens são enviadas de números que se identificam como “AvisoCorte” ou similar, e não como número de telefone regular – dando mais credibilidade.
A conta da X @DenunciaBurlas, que recorrentemente realiza a partilha deste género de mensagens, alerta regularmente para exemplos que são recebidos deste género de SMSs, as imagens são praticamente diárias, e nos últimos dias verifica-se um aumento considerável nos utilizadores que recebem as mesmas.
A ideia da mensagem será dar um carácter de urgência para as vítimas, de forma a levar as mesmas a pagarem primeiro e colocarem questões depois. No entanto, na altura em que as questões se formam, os criminosos já receberam o dinheiro.
Como em tudo, será importante que os utilizadores tenham bastante cuidado com este género de mensagens, sobretudo as que tenham indicadas referências bancárias para pagamento. A maioria das empresas não fornecem este método de pagamento via SMS, ou fornecem apenas via meios oficiais.
Nenhum comentário
Seja o primeiro!