Com a pandemia, e com cada vez mais pessoas a trabalhar de forma remota, também se verificou a um crescente aumento dos casos de phishing em vários formatos. Um deles pretende afetar diretamente quem usa plataformas de home banking.
A CGD é uma das entidades bancárias que fornece este acesso às contas bancárias dos utilizadores, por intermédio da internet, mas que abre também portas para que existam casos de ataques.
Num alerta enviado a vários clientes, a CGD alerta para um aumento da incidência de ataques de phishing a clientes da entidade, via email e também por SMS.
Em ambos os casos, os utilizadores recebem um email supostamente enviado pela entidade, e onde é referido que necessitam de aceder a um link para manterem o acesso das suas contas. Quando se acede ao link, os utilizadores são reencaminhados para um falso site da entidade, que além de questionar os dados de login dos utilizadores, procede ainda com o roubo do cartão matriz, dando total acesso a realizar operações nas contas das vitimas.
Como sempre, é importante relembrar que o acesso aos sistemas de home banking de qualquer entidade deve ser feito apenas a partir dos sites oficiais das mesmas ou das apps criadas para os efeitos. Não se recomenda que os utilizadores carreguem em links desconhecidos, mesmo que sejam recebidos em supostos emails ou SMSs da entidade bancária – já que estes podem ser facilmente adulterados.
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