1. TugaTech » Internet e Redes » Noticias da Internet e Mercados
Siga-nos

EDP logo

 

A EDP Renewables North America (EDPR NA) confirmou ter sido o alvo do ataque de ransomware que recentemente afetou a sua empresa mãe EDP – Energias de Portugal. De acordo com a entidade, a empresa foi afetada pelo ransomware Ragnar Locker.

 

Miguel Angel Prado, chefe executivo da empresa, revelou em comunicado que a EDPR NA sofreu no dia 13 de Abril de 2020 um ataque do ransomware Ragnar Locker, o qual terá afetado a informação de alguns dos seus sistemas. A EDP terá começado a analisar o caso de imediato, tendo confirmado o acesso aos dados e informações em vários sistemas da entidade.

 

De notar que a EDP Renewables North América diz respeito a uma entidade associada diretamente com a nacional EDP – Energias de Portugal. A EDPR NA afirma que os primeiros indícios de acessos indevidos aos sistemas terão começado a ser registados no dia 8 de Maio de 2020, com alguma da informação a ser mais tarde acedida pelos atacantes.

 

comunicado da EDP

 

Desde que o ataque foi verificado, a empresa afirma que entrou imediatamente em contacto com potenciais afetados pelo roubo de dados, mas a empresa afirma no comunicado que nenhuma informação pessoal de clientes terá sido comprometida. Além disso, foi também deixada a nota que os sistemas da entidade foram consideravelmente melhorados desde o ataque para prevenir novas tentativas de roubos.

 

De relembrar que a EDP tinha confirmado, em Abril, que tinha sido alvo de um ataque de ransomware. Na altura os rumores indicavam que os atacantes teriam roubado mais de 10TB de dados dos sistemas da empresa, incluindo nomes de parceiros e clientes, bem como diversa informação financeira. Para não publicarem estes conteúdos, os atacantes pediam mais de 1580 bitcoins como pagamentos – cerca de 9.9 milhões de dólares.

 

Na altura o ataque foi confirmado pela empresa, mas não existia nenhuma indicação oficial sobre roubo de dados ou pedidos de resgate dos conteúdos, além de que não existia nenhuma confirmação que se tratava realmente de um ataque de ransomware.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech