1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware
Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

Silent

Iniciante
Silent
Fica aqui uma explicação mui básica que escrevi num outro fórum acerca das fontes de alimentação e porque é que umas são más,pouco eficientes ruidosas e outras Não...Very Happy
Acho que isto podia ir para o [Fixo]


Explicação básica acerca de PSU's e a sua qualidade

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A primeira coisa que tens de saber acerca das fontes é isto , nos nosso PC's domésticos a maioria do consumo do PC vem do Processador+Gráfica+HDD's e algumas Ventoinhas.Se bem que o maior mesmo tipo 90% é do Processador e da Gráfica.
Numa fonte de alimentação essa energia toda vem da linha dos 12v. Ou seja tens de olhar para isso, logo de inicio. Vais ao rotulo olhas para os 12v e vês qual o máximo de cada linha e qual o máximo das duas(ou mais) linhas combinadas.

Por exemplo a tua LC Power 600w 2.3v tem linhas de 18A, mas o combinado dessas 2 linhas é inferior OCZ 500w II SteathStream.
Depois para agravar mais a tua LC Power por ser rated a 25ºC e não ter 80Plus poderá ter problemas a debitar sequer o que anuncia. Enquanto que a OCZ 500w II, é rated a 40ºC e tem 80 Plus.

As certificações 80 Plus tem haver com a eficiência, por exemplo o teu PC gasta 250W, se a fonte tivesse 100% eficiência esta puxava da tomada somente os tais 250w. Como tem ~82% , puxa 304w.
A tua LC como não tem 80 Plus sequer, por isso vai puxar da tomada ainda mais que ~304w. Quanto mais eficiência menos energia desperdiças, logo mais poupas na factura energia.
Depois existe o 80 Plus, 80 Plus Bronze, 80 Plus Glod, 80 Plus Platinum, consoante a eficiência de determinada fonte.

Em relação ás temperaturas, fontes rated@25C, especialmente no Verão ou em ambientes quentes, quando dentro da fonte determinados componentes ultrapassam esse valor a fonte perde eficiência e potencia.
Fontes 40ºC , é a mesma coisa mas aguentam mais Calor, logo aguentam cargas maiores,50ºC a mesma coisa.
Por consequência disto fontes rated@40ou50ºC , indica que são feitas com componentes de boa qualidade.Enquanto que fontes de 25C , são componentes mais fracos. Daí poderem existir fontes 25C com 80 plus ou 80 Plus Bronze que com aquecimento perdem eficiência..

Esquecime de falar das Protecções, das fontes boas tem Protecções, não vou explicar dá trabalho, exemplos Active PFC,Over current protection (OCP),Over voltage protection (OVP,Short circuit protection (SCP) ,Over power protection (OPP).

De salientar também que existem fontes Modulares e Não Modulares.Uma fonte modular tem Cable Management.Ou seja facilita a arrumação , e a selecção dos cabos conforme a necessidade.As Não modulares paracem uns "polvos" têm os cabos Pré Attached.Normalmente as fontes melhores são modulares...


Qualquer dúvida é só dizer ...

Cumprimentos

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech