1. TugaTech » Hardware » Noticias de Hardware
Siga-nos

OnePlus Nord

 

A OnePlus tem vindo a fazer grande publicidade ao novo OnePlus Nord, no que se coloca como sendo um regresso às origens da empresa. Este equipamento fornece componentes premium, mas que o colocam a um preço consideravelmente mais atrativo no mercado.

 

Obviamente, para tentar manter os custos de produção o mais baixo possível, a empresa teve de fazer alguns cortes. Isso pode-se verificar, por exemplo, no uso de uma estrutura de plástico invés de metal como acontece na grande maioria dos dispositivos recentes no mercado – e que pode afetar um pouco a integridade da estrutura, em contrapartida de um preço mais reduzido.

 

Apesar disso, ainda existem vários pontos de vantagem, como é o facto de o ecrã de 90Hz ser um dos melhores dentro de um dispositivo nesta gama de preços e o facto que se utiliza o mesmo sensor principal da câmara que se encontra também no OnePlus 8.

 

A OnePlus optou por criar um dispositivo que, não sendo construído com componentes premium, são os segundos melhores dentro desta categoria. Isto torna o equipamento uma escolha certamente apetecível para muitos.

 

Mas ainda assim, o dispositivo encontra-se longe de ser perfeito. Um dos principais problemas encontra-se a nível do sistema de câmaras, sobretudo no que respeita à câmara macro. As primeiras análises ao dispositivo apontam que a qualidade desta câmara é consideravelmente inferior ao que seria de esperar, na realidade, ao ponto que a câmara principal do equipamento consegue capturar melhores fotos macro do que a câmara dedicada para o efeito.

 

Veja-se o exemplo da análise criada pelo Youtuber Dave Lee, onde as fotos capturadas pelo Nord perdem alguma da qualidade quando se compara a equipamentos como o OnePlus 8 e até o Google Pixel 3A.

 

Macro OnePlus nord

pixel 3a Smart zoom

 

O mesmo se aplica nas fotos regulares capturadas entre os diferentes dispositivos e em condições mais benéficas para fotografia:

 

Nord

Pixel 3A

OnePlus 8 camera

 

A OnePlus parece ter partido da ideia de que um “numero maior” de câmaras iria atrair mais os consumidores – o que certamente é um ponto válido no marketing de smartphones hoje em dia – mas ao mesmo tempo coloca um custo adicional no dispositivo que poderia ter sido utilizado para outros componentes.

 

Além disso, do ponto de vista da fotografia, a câmara também deixa a desejar no que respeita à qualidade. Colocando de lado o facto que o dispositivo será mais recente do que outros no mercado -  poderá assim obter mais atualizações do sistema durante mais tempo – existem melhores alternativas a nível das câmaras – um dos exemplos seria o Google Pixel 3A ou até o previsto 4A de chegar ao mercado. Não apenas a nível da lente macro, mas existe uma grande diferença de qualidade com outros dispositivos que poderão não compensar diretamente a escolha para a OnePlus.

 

Mesmo com um número inferior de câmaras, os dispositivos da Google ainda capturam melhores fotos que o rival da OnePlus pelo mesmo preço – sobretudo a nível de situações com pouca luminosidade, e em parte devido ao uso da tecnologia da Google para melhorar consideravelmente as fotos.

 

Outro ponto a ter em consideração será algo que impacta a empresa a longo prazo, sobretudo para os próximos dispositivos que venham a ser lançados.

A OnePlus, ao lançar o Nord com componentes tão bons para o preço a que este se encontra à venda, coloca-se numa posição complicada para o lançamento de futuros produto no mercado. Isto porque, quando chegar a altura de lançar o OnePlus 9, certamente o preço deste modelo vai ser superior ao Nord. No entanto, as características podem não corresponder ao preço elevado que os consumidores terão de pagar – novamente, tendo em conta que o Nord fornece componentes premium a um custo tão reduzido.

 

OnePlus 8

 

A tendência nos últimos tempos tem vindo a ser de o preço médio dos novos dispositivos de topo das fabricantes ser cada vez mais caro – passando mesmo a barreira dos 1000 euros. Ao lançar um dispositivo “premium” ao preço do Nord, a OnePlus coloca-se numa posição complicada para os seus futuros produtos, que vão assim parecer exageradamente mais caros face ao que realmente fornecem.

Ainda mais tendo em conta que faltam apenas alguns meses para que o OnePlus 9 seja revelado – caso a empresa mantenha o seu calendário de lançamentos.

 

Isto pode vir a tornar-se um ponto complicado para a empresa de resolver, sobretudo a nível de marketing. Mas, ainda assim, o OnePlus Nord não deixa de ser um dos melhores dispositivos atualmente disponíveis pelo preço a que se encontra no mercado.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech