1. TugaTech » Hardware » Montagem, Dúvidas e Ajuda de Hardware

Siga-nos

Realize o Login na sua conta ou Registe-se para participar.

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

#1Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  Empty Onde ligar controlador RGB na placa-mãe - em Sab 1 Ago 2020 - 8:05

Jarden

Utilizador
Olá.

Comprei um computador novo para substituir o meu antigo, que já tinha quase doze anos de uso. Entre as peças estão uma placa-mãe Gigabyte Z390 UD e um gabinete Nox Infinity Omega. Este última vem com um controlador RGB tal como mostrado numa das fotos. O problema é que não consigo encontrar um local na placa-mãe onde eu consiga ligar o cabo da segunda foto, que presumo ser aquele que fornecerá energia ao controlador e permitirá o controlo via software da controladora. Há, de facto, um local na placa-mãe chamado LED_C, só que o seu conetor é de 4 pinos e 12 V, enquanto que um dos cabos tem apenas 3 pinos e 5 V (pelo que eu consegui ler). Gostava de uma ajuda para saber o que fazer.



Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  20200712
Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  20200713

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Boas,

 

Antes de mais, essa motherboard apenas possui uma entrada de RGB 12V. 

Essa entrada VDG e VDxG (o cabo grande) são duas entradas proprietárias da Gigabyte, mas que nem todas as motherboards possuem - e essa não parece ter.

 

O controlador tem uma entrada de energia SATA, certo? é isso que vai alimentar o controlador e as ventoinhas.

Essa ligação deve permitir o controlo do RGB diretamente da motherboard, mas não possui neste caso, portanto não é necessário...

Agora, deve é perder controlo do RGB, a menos que o controlador tenha alguma forma de o fazer "manualmente". O mesmo se aplica também às ventoinhas e à sua velocidade, caso estejam diretamente ligadas ao controlador e não às entradas da motherboard.

 

Cumps


____________________________________________

Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  Tugatechuserbar
Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  3
Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  2
Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

Jarden

Utilizador
Eu estive a fazer mais alguma pesquisa. O controlador é ARGB, ou seja, permite-me o controlo individual das cores, efeitos e velocidades (corrija-me se eu estiver a falar asneira). A placa-mãe, por sua vez, não suporta ARGB, apenas RGB. Pelo que li, o que acontece é precisamente que os conetores AEGB têm três pinos e 5 V, enquanto os RGB têm quatro pinos e 12 V. Mais, esses dois cabos da foto, evidentemente, deveriam ser ligados à placa-mãe, o maior para controlar os LEDs e o menor, as ventoinhas. Estou certo?
Na parte inferior há uma entrada que diz POWER. Eu também pensei que fosse SATA, tanto que adquiri um cabo para o efeito. Mas depois percebi que era uma entrada idêntica à dos HDs e SSDs para ligação à fonte. Portanto, foi isso o que eu fiz.
Finalmente, há o cabo LED SW na foto do controlador. Ele está ligado à parte frontal do computador. Não pude examinar direito onde, mas lá há um botão com o nome LED. Provavelmente me permitirá o controlo das cores, pelo menos. Ainda não tenho a certeza, pois não liguei o computador. Assim que o fizer, aviso.

#4Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  Empty Re: Onde ligar controlador RGB na placa-mãe - em Dom 2 Ago 2020 - 12:38

DJPRMF

Administrador
DJPRMF

Vamos por partes.

 

As duas entradas que referiu são tecnicamente VDG e VDxG (esta última é considerada o mesmo que ARGB, mas ambas são proprietária da Gigabyte).

Pode ligar a ARGB a uma motherboard que a suporte, que no seu caso não se aplica, portanto não possui forma de controlar esse aspeto diretamente - apenas pelo controlador.

 

Ambas as entradas são para a mesma coisa: controlar os LEDs pelo controlador, mas a sua placa não a possui.

 

Quanto à ligação de energia, não percebi bem este ponto. A entrada que possui é uma entrada SATA de energia - não é um cabo SATA para dados, atenção. É o cabo de energia que liga aos discos regularmente.

 

Quanto à ligação LED SW, será a partir dai que altera as cores. Não o pode fazer diretamente pelo software da motherboard, apenas pode a partir desse botão pelo controlador - novamente, porque não possui local para ligar os cabos VDG. Deve verificar no controlador onde possui essa entrada para o LED SW.


____________________________________________

Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  Tugatechuserbar
Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  3
Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  2
Não respondo a MP's de tópicos que podem ser colocados no forum. Ajude e seja ajudado por todos.
TugaTech | Host TugaTech
https://tugatech.com.pt https://www.facebook.com/DJPRMF https://twitter.com/dj_prmf DJPRMF https://plus.google.com/+PedroFernandes-DJPRMF?rel=author

#5Onde ligar controlador RGB na placa-mãe  Empty Re: Onde ligar controlador RGB na placa-mãe - em Dom 9 Ago 2020 - 10:50

Jarden

Utilizador

Sim, eu sei que as entradas que faltam são aquelas que seriam ligadas à motherboard. Como eu expliquei antes, apenas pensei que cada um dos cabos tivesse uma função diferente porque foi o que eu vi acontecer aos dois cabos da fan posterior (que possui dois cabos idênticos ao da foto). De qualquer forma, o computador está já ligado e apenas posso controlar as cores através do botão no gabinete. 

E, sim, o ligação para cabo SATA é uma ligação de energia, diretamente para a fonte de alimentação.

 

Assim sendo, já não tenho questões a colocar. 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum




Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech