1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

CCleaner

 

Caso utilize o CCleaner para realizar a limpeza do sistema operativo, e também seja utilizador do Firefox, o melhor será evitar usar o programa durante os próximos dias. Isto porque foi descoberto um bug na aplicação que se encontra a levar à remoção das definições de todas as extensões do navegador da Mozilla.

 

De acordo com os relatos, a falha afeta todas as versões mais recentes do CCleaner com a versão do Firefox 79 ou mais recente. Quando executado, o programa elimina as definições de todas as extensões do navegador, o que certamente poderá ser um incomodo para quem use o navegador no dia a dia.

 

A piorar a situação, a Piriform, criadores do CCleaner, tinham sido informados sobre esta falha no dia 1 de Julho, quando a versão Beta do Firefox 79 foi disponibilizada. No entanto, o problema não parece ter sido resolvido desde então, e com a chegada da versão estável do Firefox no dia 29 de Julho o problema manteve-se.

 

Uma das formas que os utilizadores estão a utilizar para evitar o problema passa por adicionar uma exceção no ficheiro de configurações do programa “ccleaner.ini”, com o seguinte código: Exclude1=PATH|%AppData%\Mozilla\Firefox\Profiles\*\|*.sqlite-shm;*.sqlite-wal||0|0|24

 

Este passo deverá ser o suficiente para evitar que os dados sejam eliminados, ou pode-se evitar a limpeza por completo dos dados do Firefox no programa, o que também previne essa informação de ser removida.

 

Nos últimos tempos a aplicação CCleaner tem vindo a ser bastante criticada em vários pontos, alguns dos quais relacionados até com a privacidade dos utilizadores. Apesar de a empresa ter sido rápida a responder aos problemas que foram levantados, e ao facto de a aplicação em si ainda ser bastante utilizada em sistemas Windows, continua a ser bastante controversa.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech