1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

CCleaner a limpar disco

 

O CCleaner tem vindo a passar por algumas controvérsias ao longo dos últimos anos, desde que a Piriform foi adquirida pela Avast em 2017. Desde recolha de dados não autorizada a malware, o programa tem vindo a ser fortemente criticado nos últimos anos.

 

E agora surgem novamente problemas para quem ainda o use. Um utilizador no Reddit afirma que a versão do CCleaner 5.91, quando começou a ser desinstalada, procedeu também com a remoção de outras aplicações instaladas no sistema.

 

De acordo com o relato do utilizador, quando este tentou remover a aplicação do CCleaner pelo Painel de Controlo, o programa começou a desinstalar também outro software que se encontrava no sistema – como a Steam, Discord, entre outros.

Ao que parece, o programa encontrava-se instalado numa pasta fora do caminho regular do Windows (D:\Applications), segundo o utilizador também confirma.

 

Um dos administradores no fórum de suporte do CCleaner respondeu ao problema, afirmando que o mesmo pode acontecer quando os utilizadores instalam o CCleaner numa localização personalizada e incorreta.

 

Por exemplo, invés de instalar na pasta “C:\Programas\CCleaner” instalam diretamente em “C:\Programas\”, ficando o CCleaner assim instalado na raiz dessa pasta. Mesmo que seja uma situação acidental, o programa ainda assim não deveria remover ficheiros que dizem respeito a outros programas.

 

O TugaTech decidiu experimentar esta situação, tendo sido confirmado que o programa de desinstalação do CCleaner realiza realmente a remoção de ficheiros associados com outros programas, caso seja instalado numa diretoria raiz não padrão.

 

No nosso exemplo, testamos instalar o programa em “C:\Program Files” (de notar que não foi instalada em nenhuma pasta especifica, mas sim dentro da pasta principal de programas do Windows).

 

CCleaner instalação

 

Como se pode verificar em seguida, o programa foi efetivamente instalado na raiz dessa pasta.

 

Disco com o CCleaner instalado na raiz

 

Se tentarmos remover o programa, este acaba por remover todos os conteúdos dentro dessa pasta.

 

ccleaner remover pastas de terceiros

 

Existem situações onde os utilizadores podem, por lapso, introduzir o local errado de instalação, levando a situações como as reportadas. Mesmo que não seja na pasta de Programas do Windows, para quem tente instalar o CCleaner numa pasta personalizada, por exemplo, pode acabar por remover todos os conteúdos dentro dessa pasta.

 

Mesmo que esta situação ocorra apenas em situações especificas, é importante notar que outros programas não possuem a mesma ação. Como exemplo, se tentarmos instalar o Filezilla na mesma forma, e removermos o mesmo posteriormente, apenas os ficheiros associados com o programa são efetivamente removidos.

 

Com isto em conta, parece que o programa de desinstalação do CCleaner encontra-se incorretamente criado para remover todos os conteúdos da pasta onde o programa se encontra, invés de apenas os associados com o mesmo como seria de esperar.

 

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech