1. TugaTech » Software » Noticias de Software
Siga-nos

Windows sobre glitch

 

De tempos a tempos surgem novas formas de se propagar malware pela internet, e uma tendência ultimamente encontra-se sobre os falsos programas de atualização do Windows.

 

Ainda de forma recente foram descobertos programas que, prometendo o upgrade do Windows, acabam por instalar malware nos sistemas das vítimas. Este género de malware é normalmente distribuído por sites maliciosos, que surgem em campanhas de publicidade em termos populares do Google e afins, sobretudo focados para utilizadores com menos conhecimentos técnicos.

 

Os mesmos prometem fornecer as ferramentas para atualização do sistema, mas no final acabam por instalar malware nos sistemas. Este género de esquemas não é propriamente novo, mas os relatos pelas redes sociais demonstram que têm vindo a aumentar consideravelmente nos últimos tempos.

 

Existem cada vez mais casos identificados de malware que é distribuído por este formato.

 

O género de malware que se acaba por instalar no final depende da campanha. Na maioria das vezes são instalados programas de ransomware, que acabam por encriptar os conteúdos dos utilizadores. Noutros casos são instalados trojans focados em roubar informações sensíveis, como senhas e ficheiros pessoais.

 

Infelizmente este género de campanhas focam-se também em utilizadores que possuem poucos conhecimentos técnicos para compreender que se tratam de ficheiros maliciosos, e são motivados também pela crescente onda de utilizadores que procuram atualizar os seus sistemas para as versões mais recentes.

Nenhum comentário

Seja o primeiro!





Aplicações do TugaTechAplicações TugaTechDiscord do TugaTechDiscord do TugaTechRSS TugaTechRSS do TugaTechSpeedtest TugaTechSpeedtest TugatechHost TugaTechHost TugaTech